Ads 468x60px

Link list 2

1 de março de 2014

7

Análise Street Racer - Super Nintendo (Snes)

snestalgia-street-racer-review-analise-capa
Desenvolvedora- Ubi Soft
Gênero(s)- Corrida
Modos de jogo- Singleplayer / Multiplayer
Ano de lançamento- 1994
Download – Street Racer
E ai cambada beleza? Hoje irei trazer para vocês um jogo no qual me diverti bastante na década de 90, esse jogo de corrida foi muito criticado por parecer uma copia descarada de Super Mario Kart, mas será que isso é verdade? Se quiser mesmo saber aperte o cinto de segurança e borá começar a SnesTalgia Street Racer.
SPOILERS
Atenção: Este artigo Contém Spoilers e Maluquices do Autor, leitura fica por sua conta e risco.

O JOGO
streetracer_snes-box

Street Racer é um jogo de corrida bem parecido com Super Mario Kart, na verdade a inspiração é obvia, afinal devido ao sucesso do jogo do Mario, muitas produtoras entraram no embalo e lançaram jogos semelhantes e Street Racer é um desses, porém Street Racer tem suas particularidades e eu diria que se juntarmos Mario Kart + Corrida Maluca + Street Fightrer + um pouco de maluquice o resultado seria Street Racer.

Enredo
street-racer-01-big
O único objetivo do jogo é vencer as corridas e descer a pancada nos outros pilotos, o game tem uma quantidade razoável de personagens que são bem esquisitos e porque não dizer engraçados, então borá conhecer um pouco sobre eles.
hodja-street-racer-snesHodja O sultão de Aladdin, é um velho que tem como habilidade voar no seu tapete e ataca com espadas e pode dar choques também (cadê a lógica nisso?), na verdade pra mim ele se parece muito mais um mexicano do que um Árabe, mas tudo bem.

hodja-skill-street-racer-gal-01
A vantagem de jogar com ele é que o carro dele tem boa aderência na pista e a desvantagem é que ele tem uma defesa baixa.
Raphael-street-racer-snesRaphael É tipo o mauricinho do jogo, ele me faz lembrar muito do Peter perfeito da corrida maluca, mas com a cara do ciclope do X-men. Ele pilota uma Ferrari e ataca dando socos, ele usa o som potente do seu carro para empurrar os adversários e também pode usar um propulsor a jato para passar pelos oponentes.
Raphael-street-racer-snes-screenshot-driver-selections
A vantagem de jogar com ele é que Raphael tem uma boa velocidade e a desvantagem é que possui aceleração ruim.
Biff-street-racer-snesBiff Se esse jogo não fosse antigo poderíamos dizer que esse aqui foi inspirado em Vin Diesel dos velozes e furiosos, bom pelo menos pra mim eles se parecem, mas Biff é apenas mais um valentão que esta aqui para “causar” um pouco. Ele ataca com um porrete “taco de beisebol” ou sei lá o que e pode deixar a rodas do seu carro gigantes para empurrar os inimigos para longe, usa também um espécie de foguete na traseira do carro que faz com ele passe mais rápido pelo adversário.

Biff-skill-street-racer-gal-04
A vantagem de jogar com ele é que Biff é bem equilibrado e a desvantagem é que sua velocidade final é mediana quase baixa.
Suzulu-street-racer-snesSuzulu Aqui temos uma tentativa de piada com o nome do personagem que seria Suzuki + Zulu = Suzulu, aff sério mesmo que acharam isso engraçado? Ele ataca dando uns tapas com algo na mão que não faço ideia o que seja, os golpes especiais são as lanças do carro e os pneus ficam gigantes para jogar os inimigos para longe.

Suzulu-street-racer-gal-snes-03
A vantagem de jogar com ele é que ele tem um forte ataque e a desvantagem é que ele tem uma defesa baixa.
Helmut-street-racer-snesHelmut Peguem o barão vermelho acrescente uns 100 anos e pronto temos Helmut. Para mim ele é o pior de todos, talvez porque não tenha ido com a cara dele mesmo e joguei bem pouco com o tiozinho ai. Ele ataca com umas pauladas (pelo menos parece isso) Pode voar com as asas do carro / avião e usa umas serras que saem das rodas do seu carro para empurrar os adversários, isso me parece truque do Dick Vigarista.

Helmut-skill-snes-street-racer-02-big
A vantagem de jogar com ele é que ele tem uma ótima defesa e a desvantagem é que ele tem um ataque ruim.
surf-street-racer-snes-loiraSurf Sério mesmo que colocaram o nome de uma mulher de “Surf”? Mas tudo bem vamos esquecer do nome e reparar que ela é a única que vem com airbags no carro (se é que você me entende). Essa delicia ai é tipo a Penélope charmosa ou princesa Peach se preferir. Ela ataca com sua camisa rosa ui(bem que ela podia tirar tudo) os pneus do carro dela podem inflar e ficar com aparência de cogumelo para empurrar os adversários e ela pode usar purpurina (Areia de praia) para ficar brilhando e sei lá para que serve isso, dizem que serve pra ultrapassar os inimigos ¬¬ .

surf-snes-street-racer-gal-05
A vantagem de jogar com ela é que Surf é a personagem mais equilibrada e a desvantagem é que em nenhum momento ela faz TOPLESS.
sumosan-street-racer-snesSumo San Aqui temos o E-Honda , OK não é ele, mas deve ser um parente próximo, porque ele ataca dando tapas e também pode dar choques provavelmente aprendeu isso com o Blanka, o golpe especial é um golpe com várias mãos que com toda certeza é uma referência ao golpe das “mãozinhas” do E-Honda.
sumo-san-snes-street-racer-gal-06
A vantagem de jogar com ele é que Sumo San é rápido e tem boa aderência na pista, a desvantagem é que ele tem tanto a aceleração quanto a defesa ruins.
frank-street-racer-snesFrank Nem preciso dizer que esse aqui é próprio Frankenstein, pra mim os desenvolvedores tentaram copiar o cupê mal assombrado da corrida maluca e acabaram colocando esse treco no jogo. Ele pode voar usando asas de morcego, ele dar socos nos adversários e o carro dele pode invocar o filho do capeta para assustar as pessoas.
frank-skill-snes-street-racer-gal-02
A vantagem de jogar com ele é que ele tem boa aceleração e ataque e a desvantagem é que a velocidade final dele é baixa.

Modos de Jogo
Em Street Racer temos cinco modos de jogo, ponto positivo para o jogo que tem um bom fator de replay onde você pode desde praticar até bater uma bolinha com os amigos, haa não entendeu? Veja os modos disponíveis no game que tudo fica mais claro:
game-street-racer-snes-screenshot-main-menus
Practice: Aqui podemos treinar um pouco antes de pilotar nas corridas pra valer, é bom para aprender os comandos básicos e ter uma noção de como vai ser os torneios, o treino pode ser feito contra quantos adversários quiser, pois podemos configurar isso nas opções do jogo.
street-racer-gal-07
Head to Head: Nada mais é que o modo versus do jogo onde você pode jogar um contra um ou contra algum amigo ou contra a CPU.
street-racer-07-big
Championship: É o modo história do jogo onde iremos disputar o campeonato e tentar vencer as corridas, temos a possibilidade de escolher o modo Bronze, Silver, Gold ou Custom Cup bem parecido com o que temos em Super Mario Kart.
street-racer-gal-08
Rumble: Um modo de jogo interessante onde devemos derrubar os adversários da arena, de começo é meio confuso, mas é muito divertido.
street-racer-gal-17
Soccer: Só um jogo doido como esse para ter um modo onde devemos fazer gols empurrando uma bola gigante com o carro, também é complicado de pegar o jeito, mas vale pena tentar pela diversão.

street-racer-gal-18

Gráficos
Visualmente, Street Racer é um jogo bonito, mas nada grandioso e tem alguns erros que podem incomodar um pouco se você é uma pessoa detalhista. Os personagens são grandes e bem desenhados e podemos dizer que alguns deles são até carismáticos.
street-racer-03-bigstreet-racer-gal-14
As pistas são detalhadas e coloridas, mas aqui isso não é uma coisa boa, às vezes você pode se confundir na pista justamente por causa desse monte de cores girando para todos os lados, afinal o jogo também usa o chip “mode 7” para dar a sensação de jogo tri dimensional, mas isso meio que atrapalhou em certas ocasiões eu fiquei até tonto jogando isso ai e não foi um caso isolado pois já vi mais pessoas reclamando da mesma coisa.
street-racer-13-bigstreet-racer-gal-12

Trilha Sonora
As músicas assim como os gráficos são boas, mas nada de grandioso, algumas delas podem até ficar na sua cabeça, mas é notável que faltou dar aquela caprichada em algumas delas e uma ou outra chegam ser irritantes já que a grande maioria tem um tom alegre, mas ao invés de alegria pode te dar é raiva, mas como eu disse algumas musicas se salvam.
bandicam 2014-02-25 01-03-31-098street-racer-snes-head
Os efeitos sonoros são normais e se encaixam no jogo, também não são coisa de outro mundo, mas pelo menos não atrapalham.

Jogabilidade
A jogabilidade depende muito do seu estilo de jogo e de qual personagem vai escolher, cada vez que trocar de personagem você nota as diferenças de cada um.
Durante a corrida não temos os itens espalhados pelas pistas como em Mario Kart, como descrevi na apresentação dos personagens, cada um tem suas habilidades próprias o que deixa o jogo mais interessante a meu ver. Cada personagem tem duas habilidades especiais que podemos usar quando apertamos “A” ou “X” porém não é impossível usar de forma sequencial, cada vez que usar um desses poderes vai ter que esperar um tempo para poder fazer de novo.
street-racer-stage3-snesstreet-racer-snes-largada

Usando os botões “L” ou “R” podemos dar socos ou tapas ou porretadas isso depende de qual personagem você escolheu, isso serve para empurrarmos nossos adversários para longe. Tanto os ataques especiais ou os normais são divertidos e bem feitos dando um toque único no jogo.
Apertando o direcional para cima podemos pular e dominar isso é essencial para se dar bem no jogo, apertando para baixo o carro engata a marcha ré.
street-racer-15-bigstreet-racer-gal-16

Temos uma barra de life que cada vez que somos atingidos tanto por golpes ou batidas no carro vamos perdendo life e isso deixa o carro mais lento, no decorrer das pistas podemos passar por cima de blocos amarelos no chão para recuperar energia e se passarmos no azul podemos usar nitros apertando o “Y” existem bombas espalhadas por todo lado que nos arremessam para o alto e tiram life.
No modo multiplayer a tela se dividi ao meio como de costume nos jogos desse estilo, o diferencial é que aqueles tinham o adaptador multytap podiam jogar com até 4 pessoas, mas não conheci ninguém tão sortudo assim.

street-racer-snes-corrida-frankstreet-racer-ha-snes-game

Dicas e Truques Street Racer
Quatro pistas novas: Na tela de Options, escolha Custom Cup Setup. Quando estiver lá, faça a seqüência:
R, L, R, X, Y. Agora você tem 24 pistas para detonar, ao invés de 20.
Modificar Habilidades:
Na tela de personagens faça o seguinte código em cima de qualquer um: X, Y, X, Y, X, Y. Aperte e segure X e sem soltar aperte direita para aumentar as habilidades e esquerda para diminuir, aperte cima ou baixo para escolher qual habilidade quer modificar.

Agora o momento mais esperado, a Avaliação SnesTalgia!!!
street-racer-snes-avaliacao-snestalgia
notas-legenda

Considerações Finais
Contras: As pistas são muito repetitivas e o excesso de cores atrapalham.

Prós: O jogo é engraçado e tem varias opções de partida.

Conclusão: A tentativa de fazer um jogo com algumas caracteristicas de Mario Kart na teoria foi uma boa ideia, mas infelizmente na prática as coisas não foram tão legais assim. O jogo não se encaixa entre os 100 melhores jogos de Super Nintendo, a nota doo game tem a média de 6 , mas vale o destaque para o selo de qualidade Snestalgia que indica que vale a pena conferir.
Baixe o jogo (rom) e confira. Clique no link abaixo para fazer o Download:
Flecha-44[7] Street Racer


Ajude o autor e curta essa postagem clicando em um ou mais dos botões de redes sociais abaixo e se possível se inscreva no nosso canal do Youtube.

7 comentários:

  1. Eu não iria estranhar se fosse um daqueles chineses não-licenciados piratão, mas jogo oficial é zoado, hehe.

    ResponderExcluir
  2. Rocket League se inspirou pelo jeito no Street Racer.

    ResponderExcluir
  3. É um jogão, inspiracao q se saiu melhor que mario kart

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião, um dos melhores jogos do Snes senão o melhor jogo de corrida. As pistas são bem elaboradas, cada personagem com características distintas e pra mim o jogo é melhor que o Mário kart.

    ResponderExcluir

*Se gostou do post comente, sua opinião é muito importante.
*Comentários com links ou palavrões serão excluídos.

 

Seguidores