Ads 468x60px

Link list 2

24 de outubro de 2014

2

Aprenda a desenhar (ou não) #2 - Luigi



E aê pessoal beleza o/

Como foi a última "aula"? Conseguiram desenhar o Mario?

Se você conseguiu, meus parabéns afinal eu tenho certeza que você deve ter feito um ótimo desenho!!

Se você não conseguiu, tenta mais vezes porque a prática leva aos bons resultados e eu tenho certeza que você vai conseguir!!

Em todo caso vamos continuar trazendo mais um personagem pra vocês desenharem e claro, como na edição anterior vamos usar do mesmo método mostrando cada passo tomado e eu tenho certeza que assim você vai conseguir.

Se você não viu a "aula" anterior clica no link e veja lá: Aprenda a desenhar (ou não) #1 - Mario

E pra conferir esta "aula" e desenhar o Luigi é só clicar no CONTINUE LENDO!!




Desenhar o Mario e não desenhar o Luigi é meio chato não acha? A Nintendo já não dá o devido valor a ele mesmo ele sendo um personagem muito querido entre os fãs da franquia Super Mario... Então pra deixar as coisas mais justas e pra atender a preferência de alguns pelo Luigi (porque eu prefiro a Peach ou a Daisy kkkkkkkkkkk) vamos focar essa "aula" nele.

Antes de continuarmos vamos repetir pra quem não viu o post anterior alguns pequenos detalhes, começando pelo EU NÃO SOU PROFISSIONAL!! e tudo o que eu estou passando aqui é a forma com que eu me viro pra desenhar....
Relembrando também eu uso de duas maneiras básicas pra fazer meus desenhos, ou no tablet com software de desenho digital ou no papel mesmo. Abaixo você confere os requisítos pra fazer os desenhos de acordo com as duas modalidades.

Desenhando no Papel você vai precisar de:
  • Quatro ou cinco folhas que dêem pra desenhar, pode ser papel sulfite desses que você compra nas papelarias ou alguma outra que você prefira. Você também pode usar seu caderno de desenho ou até um caderno normal desde que tenha folhas boas pra desenhar...
  • Lápis de escrever e borracha mas lembre-se de usar uma borracha de qualidade porque não queremos que quando você for apagar a imagem seu desenho fique borrado ou a folha se rasgue.
  • Uma prancheta pra você prender as folhas (caso esteja fazendo o desenho em folhas soltas) e evitar que elas fiquem se mexendo.
Desenhando no Tablet você vai precisar de:
  • Uma caneta pra telas sensíveis ao toque. Estas você consegue barato no Mercado Livre ou no comércio informal por uns R$10,00 ou até menos. Se você tiver um Galaxy Note da Samsung as coisas vão ficar bem mais fáceis.
  • Software de desenho digital com suporte pra camadas. Minha recomendação é o Autodesk Sketchbook que oferece uma boa gama de recursos pra você fazer um bom desenho. Ele está disponível pra Android e iOS. (Faça o download da versão pra Android clicando NESSE LINK e da versão pra iOS clicando NESSE LINK).
  • Certifique-se de ter sua bateria carregada pra evitar que ela se acabe durante o processo e você perca seu trabalho não salvo. Sem contar que ter de fazer tudo de novo é muito chato não acha?
NOTA: O intuito deste post é ensinar apenas como se desenhar. Se você optou por usar o método digital certifique-se de aprender a usar o software de desenho antes de fazer qualquer coisa. Não seremos responsáveis por quaisquer problemas que você tenha com seu equipamento pelo uso inadequado dos softwares indicados acima.

Bom já recapitulamos os detalhes mais importantes e agora vamos continuar com o processo deixando a imagem original que você, se puder, deve guardar uma cópia pra você poder olhar enquanto desenha assim vai ficar mais fácil ver os detalhes do Luigi. Em todo caso aí está ela.

I'm a Luigi, Number One. Hohohohoh!!

COMEÇANDO O DESENHO (O ESBOÇO)

Quem leu a edição anterior já sabe o que vai ser feito aqui mas se você está chegando agora, esse passo é de certa forma um dos mais importantes do desenho pois é com ele que vamos começar a construir o corpo do personagem pra assim facilitar na hora de fazer as coisas sem fugir das proporções.
Começando então pegue sua folha/seu tablet e coloque em posição de retrato (vertical) e vamos então começar. Desenhe na folha mais ou menos como mostra a imagem abaixo um círculo.

Apenas um círculo no começo

Agora para o próximo passo faça um segundo círculo como você vê na imagem abaixo. Com isso você definiu o espaço pra fazermos o rosto do Luigi em breve.

Aqui já definimos o espaço pra cabeça do Luigi

Em seguida assim como fizemos com o desenho do Mario vamos fazer mais dois pequenos círculos nas proximidades dos que você já fez pra que sirvam depois pra bolarmos o restante da cabeça. Veja só a imagem.

Difícil imaginar um Luigi aí.....

Agora vamos trabalhar na forma que vai definir o tronco do Luigi, mas antes desenhe mais um círculo pra representar um pescoço porque ao contrário do Mario ele tem um pescoço kkkkkkk. Veja só na imagem abaixo como fazer.

Luigi tem pescoço... já o Mario.... kkkkkkkkkk

NOTA: Não use ferramentas pra desenhar formas caso esteja trabalhando com o desenho digital, não precisamos de círculos perfeitos, portanto faça-os manualmente.

E agrora chegou o momento de fazer os esboços para os braços e mãos. Preste atenção no braço que fica dobrado porque este requer um pouco mais de trabalho pra que ele fique encaixado na posição correta e evite que seu desenho fique torto. Na imagem abaixo você confere como deve ser feito os braços
.
Fazendo o esboço dos braços

Agora vamos finalizar com esta etapa fazendo as pernas e pés do Luigi. Da mesma forma que com os braços fique atento à perna dobrada porque esta deve ser feita de modo a ficar cuidadosamente posicionada. Assim como na imagem abaixo vamos concluir esta etapa tendo um esboço assim.

Um belo rabisco devo dizer kkkkkk

Enfim terminamos de esboçar o inicio da coisa... com esse projeto rabiscado e mal feito de Bomberman (kkkk) vamso poder fazer um Luigi mas tenha em mente que vai levar um pouco de tempo afinal bons desenhos não saem rápido.

PREPARANDO O CORPO DO PERSONAGEM

Agora vamos preparar pra seguir com o próximo passo. 
Pra você que está desenhando no papel pegue uma folha e coloque por cima desta, veja se o esboço aparece por baixo senão reforce os traços dele e coloque a folha em branco em cima novamente. 
E pra você que está desenhando no tablet crie uma nova camada em cima da que você desenhou o esboço e reduza a opacidade da camada do esboço pra 50% assim você terá um efeito semelhante ao de colocar uma folha por cima e poderá assim continuar desenhando.

Assumindo que você já providenciou a nova folha/camada vamos começar com o próximo passo. Vamos começar fazendo a forma da cabeça... se valendo dos círculos que você fez antes vamos começar a fazer a cabeça sem nos esquecer de fazer um traço que representa o meio do rosto e também os dois traços que representem a área onde vão ficar os olhos do personagem. Ah não se esqueça de dar destaque pra orelha mas respeite a perspectiva agora e não deixe ela ficar na frente do braço e também faça o nariz. Veja só na imagem o que você deve fazer...

A cabeça começa a tomar forma....

Eu deveria pedir pra você ajeitar o tronco do Luigi antes mas como a perspectiva é um pouco diferente vamos fazer o braço que está levantado e o pescoço antes. Veja na imagem pra ter uma idéia.

Aos poucos vamos criando um corpo...

Agora sim cuide do tronco dele tendo apenas o cuidado de não sobrepor a perna dobrada. Assim como na imagem procure imitar...

Luigi não é gordo como o Mario mas tá bem cheinho nessa imagem kkkkk

Vamos aprovetar e fazer logo a perna que está esticada afinal é bem mais rápido e fácil de fazê-la. Veja na imagem que assim como da outra vez com o Mario é só seguir o esboço inicial que vai ser fácil fazer essa perna. A imagem está abaixo pra você conferir.

Uma perna pronta

Façamos agora a perna que está dobrada. Veja bem que agora a persectiva deve ser aplicada inclusive no pé que exibe parte da sola do sapato. Na imagem você pode conferir o que deve tentar fazer.

E a outra perna....

E por fim façamos o braço que está dobrado. Dando aquela atenção a perspectiva pra que ele fique atrás da perna dobrada e do tronco do Luigi. Veja na imagem como deve ficar.

Veja como deve ficar o braço dobrado.

Agora que você terminou essa etapa pode se livrar da folha/camada que está por baixo e ficar com o que você vê na imagem abaixo.

O boneco de pano está pronto kkkkkkkk

ESBOÇANDO OS DETALHES (FALTA POUCO)

Agora chegou o momento de fazer um esboço dos detalhes do personagem por cima do corpo que fizemos... Nesse momento já é bom começar a olhar a imagem original que eu deixei no início do post porque como vamos ter de olhar os detalhes dos personagem mais de perto será bom ter ela ao seu alcance. Então prepare a folha em branco ou uma nova camada e vamos prosseguir.

NOTA: Vocês devem ter notado que pra cada etapa eu tenho usado uma cor diferente pra desenhar. Isso não é obrigatório eu apenas o faço pra facilitar na demonstração pra vocês. Ah eu estou desenhando no tablet pra poder mostrar as imagens na melhor resolução possível.

Continuando vamos começar a fazer os esboços que vão realmente definir o Luigi e vamos começar pelo nariz, em seguida faça os olhos, sombrancelhas, bigode e boca. Veja só na imagem como deve ficar.

Agora começamos a enxergar um Luigi

Agora façamos a cabeça dele.... Comece fazendo o contorno do rosto que já é bem próximo do que você tinha feito na etapa anterior e em seguida continue com a orelha, a costeleta e por fim capriche no chapéu. Na imagem você vai ter uma referência do que fazer.

A cabeça está esboçada. Dê um capricho no L....

Em seguida vamos fazer o braço esticado. Comece delimitando a divisão do macacão no tronco dele pra seguida cuidar dos detalhes do braço. Quando for desenhar a mão separe os dedos e deixe o esboço da luva preparado. Como sempre segue a imagem.

Veja bem os detalhes dos dedos na mão... é uma das coisa mais complicadas de desenhar...

Faça agora os detalhes do macacão e o outro braço. Observe na imagem original pra evitar erros de perspectiva aqui. Veja na imagem o que você deve tentar fazer.

Agora dê aquela atenção aos detalhes da outra mão pra ficar tudo bem certinho

Faça a perna esticada tendo apenas o cuidado de alargar um pouquinho a parte de baixo da calça. Veja a imagem abaixo.

Aos poucos vamos vendo um belo Luigi. A parte da perna é relativamente fácil...

E agora vamos apenas fazer os traços da perna dobrada que é bem simples se comparado com tudo o que fizemos até agora.

Já fizemos as pernas e essa etapa está quase no fim...

Agora vamos apenas contornar os traços do esboço anterior pra demonstrar como será os sapatos. Veja que já terminamos esta etapa.

Os sapatos são muito mais fáceis que mais da metade do desenho pra se fazer....

Livre-se da folha/camada de baixo e você terá o que você vê na imagem abaixo.

Com isso vamos pra etapa final.... se você chegou até aqui o resto vai ser fácil pra você.

DESENHO FINAL

Agora vamos nos concentrar mais ainda porque chegou o momento de fazer o desenho final. Sim aquele que você vai exibir pros seus amigos. Pra essa etapa certifique-se de ter um lápis bem apontado e evite errar muito pra não ter de ficar apagando muito o desenho e se você estiver desenhando no tablet use um pincél bem fino e preciso. Prepare a folha em branco ou a camada por cima e vamos continuar então.

Assim como no esboço vamos desenhar o nariz, olhos, sombrancelhas, bigode e boca. Mas desta vez certifique-se de acrescentar os devidos detalhes pra cada um. Olhe bem a imagem original pra que você veja os detalhes que devem ser feitos. Na imagem abaixo você pode ver como deve ficar.

E o rosto do Luigi ganha a forma dele...

Em seguida vamos terminar de desenhar a cabeça do Luigi. Acrescente os poucos detalhes que faltam na orelha, contorne o rosto e faça o chapéu. Como o Luigi é ligeiramente mais fácil de desenhar do que o Mario você vai fazer essa parte com maior facilidade.

Cabeça desenhada com sucesso kkk

Prosseguindo vamos cuidar de fazer o braço que está esticado. Essa parte fica fácil já que os braços em si não tem detalhes mas na hora de desenhar a luva observe bem os detalhes pra fazer uma mão bem feita. Veja só na imagem como pode ficar seu desenho.

Braço e luva devidamente desenhados...

Continuando pelo tronco vamos acrescentar os detalhes do Macacão e da roupa já lembrando que os detalhes de costura você pode não desenhar se preferir.

Macacão começa a ganhar detalhes... as costuras são opcionais....

Hora de fazer a outra mão... cuidado pra não errar nessa, veja bem os detalhes da luva e tente fazer igual. Veja só como eu faço....

Já podemos dizer que metade do Luigi está pronta.....

Continue agora fazendo o macacão e junto a perna esticada. Va ser fácil de fazer essa parte já que as formas estão na maioria bem visíveis. Veja na imagem abaixo como foi fácil.

A parte mais fácil com certeza é desenhar as pernas...

Conforme você vê na imagem abaixo procure desenhar a perna que está dobrada. E sinta-se feliz porque está quase acabando.

Estamos acabando... só falta os sapatos....

Agora só falta os sapatos. Faça com calma o contorno mas desta vez adicione os detalhes da sola como você pode ver na imagem original. E com isso você terá praticamente terminado o desenho.

Sapatos devidamente desenhados com a sola bem na medida....

Livre-se da folha de baixo e pronto você desenhou o Luigi (ou não)... Acredito que seu desenho deve ter ficado muito bom. O meu você pode conferir na imagem abaixo. Somente vou deixar a cor por conta de vocês então fiquem a vontade pra colorir como vocês acharem melhor.

I win!!! Haha!!!

MOMENTO CURIOSIDADE

Se você é uma pessoa atenta... deve ter percebido que nosso mascote do blog tem a mesma posição que o Luigi que você acabou de desenhar. Isso porque nosso mascote (que não tem um nome ainda) foi feito com inspiração no Mario e no Luigi além claro de outros personagens de games do SNES.
Veja ele na imagem e perceba do que eu falo.

It's me................ me........................
Estamos precisando de um bom nome pra ele kkkkkkkkkkkkkkkk

VAMOS FAZER ALGO LEGAL?

Se você conseguiu fazer o seu desenho faça o seguinte.
Compartilhe com o SnesTalgia nas redes sociais o seu desenho. (Estamos no Facebook, Twitter e Google+).
Se for no papel tire uma foto e se for no tablet compartilhe o arquivo. Mas lembre-se de dizer como foi pra você fazer, se foi fácil ou se foi difícil...
As 10 primeiras enviadas podem ganhar um post especial aqui no blog mostrando o trabalho de vocês.
Conto com vocês pra mostrar o bom trabalho o/

CONCLUÍNDO

Assim como disse no post anterior aqui também digo. Todo desenho que você fizer pode se valer deste mesmo processo pois fazendo um esboço você garante que seu desenho se mantenha com proporções mais perfeitas e também que ele saia mais preciso. 
Se você não coseguir fazer um desenho de primeira não desista, pode parecer chato mas a persistência é a chave pra fazer desenhos cada vez melhores.
Eu me despeço por aqui e desejo pra vocês sucesso com seus desenhos e até a próxima "aula" o/
Ajude o autor e curta essa postagem clicando em um ou mais dos botões de redes sociais abaixo e se possível se inscreva no nosso canal do Youtube.

2 comentários:

  1. você usou um aplicativo de desenho? fala o nome dele quero desenhar o Luigi no mesmo app que você usou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigão eu usei o aplicativo Autodesk Sketchbook, dá uma olhada mais pra cima no texto que tem o link pra download dele.
      É pra mim o aplicativo mais simples e eficiente pra desenhar.

      Excluir

*Se gostou do post comente, sua opinião é muito importante.
*Comentários com links ou palavrões serão excluídos.

 

Seguidores