Ads 468x60px

Link list 2

6 de novembro de 2016

0

Análise Mega man Soccer


Mega man Soccer
Ano de Lançamento: 1994
Desenvolvedor: Capcom
Publisher: Capcom
Número de Jogadores: 2
Download: ROM Mega man Soccer
Sempre que falamos de jogos de futebol para os 16 bits acredito que para grande maioria das pessoas o primeiro jogo que é lembrado é o International Super Star Soccer, alguns outros podem preferir o FIFA ou alguns outros, jogos genéricos do gênero que existiam aos montes nos anos 90, praticamente todas as produtoras tinham algum jogo de futebol, e foi aí que a Capcom também decidiu entrar na jogada e para chegar dominando resolveram usar o seu grandioso mascote para ser o camisa 10 do time, afinal um jogo de futebol com o Megaman só poderia ser sucesso, mas será que é isso mesmo? Chegou a hora do tira teima sobre isso, pois vamos analisar o Megaman Soccer, se quer saber um pouco mais sobre o game clique aí em CONTINUE LENDO e não se esqueça de comentar e compartilhar o post.

O Jogo
mega man soccer snestalgiaMegaman Soccer com toda certeza seria o jogo perfeito para os amantes de futebol e fãs do azulão, sei que essa junção atraiu olhares de muitas pessoas para o jogo e sei também que essas pessoas tiveram uma boa surpresa quando colocaram a mão nessa obra prima (óbvio que estou sendo irônico) é eu sei eu sei, para muitos esse jogo é considerado um fracasso, mas será que ele é tão ruim assim mesmo? Se pararmos para pensar a ideia é promissora e tinha tudo para atrair até mesmo aqueles que não gostam de futebol, pois o jogo não seguia a risca as regras do esporte, podíamos jogar com o Megaman e vários Robot masters e tínhamos a possibilidade de soltar poderes especiais durante jogo, com essa premissa os dedos da mão até coçavam de tanta vontade de jogar.

Enredo
Mega Man's Soccer Blog SnestalgiaAlguém pode estar pensando como assim enredo? O Jogo tem uma história? É galera, o jogo tem sim uma história, vou falar um pouco sobre ela e apresentar os personagens e vocês vão ver que tudo faz sentido... Ou não.
Logo após os acontecimentos de Megaman Man 4 o Dr. Light estava assistindo uma partida de futebol quando do nada uma grande explosão acontece no campo e os jogadores somem e quando a fumaça começa a sumir eis que aparecem os Robot Masters sendo comandados pelo vilão Dr. Wily. Dr. Light não pensa duas vezes e chama Megaman para enfrentar os vilões e salvar o dia, mas ao invés de trocarem tiros, porrada e bomba ( como diria a poetisa Walesca Popozuda) a treta vai ser resolvida jogando uma pelada ( que não é a Walesca =/ ).
Lembrando que o jogo foi feito próximo da copa de 1994 então era pra ser um jogo comemorativo para copa, esse é único motivo de vermos Megaman num campo de futebol, tem quem diga que o jogo foi feito as pressas por causa da copa e acho até que isso realmente é verdade, mas falo dessa teoria lá na frente.
Agora que já sabemos o porquê da partida, vamos conhecer os personagens que podemos usar para compor nosso time dos sonhos.
mega-man6-snestalgia

Megaman: O azulão é um personagem equilibrado ideal para qualquer posição até mesmo para goleiro, seu chute especial é um Mega Bustercarregado que faz os adversários voarem longe;

MM-IceMan snestalgia
IceMan: O Robot Master com poder de gelo é um personagem útil para quem gosta de sair em disparada com a bola no pé, ele tem 48 de velocidade que é a maior do jogo então é indicado para jogar no meio campo ou no ataque, seu chute especial é o Ice Slasher que congela os adversários que estão pela frente por um curto período de tempo;

Skullman snestalgiaSkullMan: Um personagem que eu acho bem legal devido o seu visual, porém a falta de criatividade dos desenvolvedores do jogo é tamanha que ele tem exatamente os mesmos atributos do Megaman, a única diferença é que o chute especial de Skull Man  é uma formação de caveiras que protegem a bola e paralisa os adversários que são atingidos.

Needleman SnestalgiaNeedleMan: O cabeça de espinhos aqui é mais um personagem equilibrado, mais indicado para jogar na defesa devido a sua baixa velocidade, ele tem bom chute, mas não é a melhor opção para o ataque, seu chute especial é uma bola cheia de espinhos que corta os inimigos deixando-os imobilizados por um tempo.
FlashMan snestalgia


FlashMan: Esse aqui é um pouco pior que Megaman também não vejo motivos para jogar com esse cara a não ser pela sua aparência, como ele é um quebra galhos o ideal é colocar ele no meio campo, seu chute especial é uma bola brilhante que paralisa os adversários.

Topman snestalgiaTopMan: Exatamente com os mesmos atributos de FlashMan, nem preciso dizer que também só seria escolhido por sua aparência, em seu chute especial a bola se transforma em um peão 

Bubbleman SnestalgiaBubbleMan: Fala sério, mais um personagem com exatamente os mesmos atributos de Megaman, é isso mesmo Capcom? Porém aqui tenho uma ressalva, não da para entender o porquê esse cara aqui é o melhor goleiro do jogo, ele consegue defender vários chutes especiais, coisa que os outros personagens com atributos até mais elevados que ele não conseguem fazer.  O chute especial dele põe a bola dentro de uma bolha que arremessa para o alto os adversários atingidos.

FireMan-Art-SnestalgiaFireMan: Opa até que enfim um pouco de diferença, FireMan é o homem gol do jogo pois ele é um bom atacante, e com DIF 112 é obvio que ele não vai ser um bom goleiro, seu chute especial é uma bola flamejante que quando acerta o inimigo ele fica pegando fogo por 2 segundos, esse é um ótimo personagem.

Toadman SnestalgiaToadMan: Aew o Toad, será que teremos o Yoshi? Não pera, esse não é o Toad de Super Mario e aqui mais um personagem com os mesmos atributos de Megaman, porém poralgum motivo esse aqui também se sai melhor na defesa do que o azulão. Seu chute especial deixa a bola brilhando e paralisa os adversários por 2 segundos.

PharaohMan SnestagiaPharaohMan: O Robot Master mais engraçado na minha opinião e ele vem com a maior roubado de bola do game e como o seu forte é a defesa podemos usar ele como zagueiro ou goleiro que ele vai se sair bem. Seu chute especial deixa a bola em chamas e taca fogo em todos os personagens que forem atingidos.

CutMan SnestalgiaCutMan: Eis que chega o camisa 10 do jogo, Cutman é um dos mais carismáticos do game e tem os atributos acima da média, só perde quando o assunto é defesa, então é só não colocar ele como goleiro, mas ele tem uma ótima roubada de bola e isso faz dele uma boa escolha para defesa e meio campo.  Seu chute especial transforma a bola em uma enorme tesoura que sai em zig-zag cortando tudo que vê pela frente.

EnkerArt SnestalgiaEnker: Esse aqui é o coringa do jogo podendo ser utilizado em todas as posições, para uma equipe bem equilibrada é indispensável ter esse cara no time, seu chute é um dos mais legais do jogo  onde a bola vira uma esfera eletrificada e imobiliza os oponentes. 

Elec-Man-Robot-Snestalgia-pngElecMan: Outra boa opção para o ataque já que ele corre mais que o Megaman e aqueles que tem os mesmos atributos de Megaman ¬¬. Seu chute especial é uma bola de eletricidade que paralisa os adversários por 2 segundos.

WoodMan-Art SnestalgiaWoodMan: O pesadão do jogo é uma boa pedida para a zaga e para o gol, porém a sua lerdeza meio que irrita as vezes. Seu chute especial é uma proteção de folhas para a bola que imobiliza os adversários por 2 segundos. 

Bomb_Man SnestalgiaBombMan: Hó céus, não pode ser, mais um personagem padrão Megaman, aff, e o pior ainda erraram o nome dele no jogo colocando como Bomberman, acho que erraram de jogo nesse caso... Bem sem novidades mais um personagem estilo Megaman, coloque ele onde quiser e seja feliz. Seu chute especial é uma bola bomba que arremessa os adversários para o ar.

Dustman SnestalgiaDustman: O porquinho do jogo é indicado para jogar no gol, na zaga ou no meio campo afinal ele não joga limpo (sacou, sacou?).  Seu chute especial transforma a bola e um monte de lixo que deixa o adversário todo “cagado” caso seja atingido, isso sim que é jogar sujo (haaa e agora entendeu?).

Proto_Man-SnestalgiaProtoman: Por isso que Protoman é o preferido de muitos, pois aqui ele é superior ao Megaman correndo bem mais do que o azulão, e por incrível que pareça, mesmo com os atributos de defesa igual ao da grande maioria ele é o segundo melhor goleiro do jogo. Seu chute especial é uma Proto Buster carregada que joga os adversários pra longe.

SnakeMan-SnestalgiaSnakeman: Olha a cobra, é verdade (Fud3u Bahia) esse é um Megaman um pouco melhor na defesa e por isso coloca todos os outros personagem com atributos parecidos no banco.  Seu ataque especial também é muito legal, onde a bola se transforma em uma cobra e todo mundo sai da frente, afinal ninguém quer ser picado por cobra né.

Airman SnestalgiaAirman: Ruim no ataque e bom na defesa tem muitas outras opções no jogo melhores que esse personagem, nada contra o nosso amigo aqui, mas no meu time ele não joga.  Seu chute especial transforma a bola num tornado que arremessa para longe os adversários.

Geminiman SnestalgiaGeminiMan: Bom para o ataque rium para defesa, junto com iceman é o que mais corre no jogo, vale a pena para deixar os adversários comendo poeira. Seu chute especial cria uma ilusão onde vemos duas bolas que enganam os adversários podendo até enganar o goleiro e fazer gol,  o computador sempre faz em mim, mas eu nunca consigo fazer no computador, puro roubo.

Dr._Wily- SnestalgiaDr.Wily: O chefão final do game é o mais overpower do game, porém não é possível selecionar ele para jogar, pois seria apelação na certa. Seu chute especial é uma bola negra gigante repleta de energia que paralisa os adversários e na verdade até podemos jogar com ele, mas isso eu explico lá na frente.

Pronto conhecemos a quantidade enorme de personagens do jogo, mas o que me deixou triste foi ver que a grande maioria é um control c control v, mas mesmo assim é possível montar estratégias para ter uma equipe equilibrada e isso depende do estilo de jogo de cada um. O jogo também permite escolher a formação da equipe em campo com 5 formações possíveis sendo elas: 3-2-2, 3-1-3, SWEEPER, 2-3-2, 2-2-3.

E são essas formações mesmo pois não são 11 jogadores em campo e sim 7, dependendo do modo de jogo que escolher as formações vão ser importantes para serem exploradas de acordo com quais personagens já podem ser usados, pois em alguns modos os personagens devem ser desbloqueados antes para entrar no time.

Uma coisa legal no game é que você pode descer a pancada sem dó nos adversários já que não temos faltas então empurrões e carrinhos por trás estão liberados (da carrinho não véi) a parte ruim disso é que o jogo é meio travado e lento e os carrinhos tem um alcance gigantesco então para muitos o jogo se resume em perder a bola e retomar a bola e isso é chato demais.

Gráficos Músicas e Sons
Os gráficos do jogo até que são razoáveis e temos uma boa quantidade de campos já que cada um é inspirado no adversário que corresponde a esse campo, alguns são legais, mas tem aqueles sem graça também. Os personagens são bem feitos, criticar algum seria exagero, e até mesmo as músicas são legais.

Tem quem diga que Megaman Soccer é um jogo feito às pressas e que nem finalizado foi, a parte de ter sido feito as pressas é algo que podemos entender já que o jogo foi feito em época de copa do mundo, mas vincular isso com o fato do jogo não ter sido finalizado seria exagero, porém existem provas que podem confirmar essa teoria, uma delas é a foto do MegaMan's Soccer gif SnestalgiaDr. Wily na escolha dos personagens, bom pelo menos parte da foto está ali e eu tenho certeza que muito assim como eu já tentou de tudo pra escolher o infeliz, mas realmente não dá, a não ser via código, e foi via código que descobriram algumas coisas escondidas nesse game como por exemplo os créditos do jogo, pois quem já zerou Megaman Soccer e morreu de raiva por perceber que não tem final e ficou puto assim como eu, percebeu que não temos tela de crédito o jogo simplesmente reinicia e isso é algo raro de se ver, afinal alguém trabalhou nesse jogo então cadê os créditos para essas pessoas? Ou a vergonha foi tanta que acharam melhor deixar pra lá né?

Outra coisa que descobriram via código é que o jogo teria possibilidade de usar o acessório Multi-Tap e que até 4 pessoas poderiam jogar ao mesmo tempo, mas por algum motivo na versão final do jogo isso não entrou, e foi uma pena porque eles poderiam fazer 4 pessoas passarem raiva ao mesmo tempo jogando esse treco ao invés de só duas né. Diante desses fatos é possível afirmar sim que o jogo foi entregue nas coxas e não foi finalizado como deveria, mas não é isso que deixou o jogo ruim, e sim sua jogabilidade que ferra com tudo, se você pegar um personagem lento vai morrer de ódio por tentar controlar o bichinho e ficar sempre com a cara no chão após perder a bola, arrisco dizer que se a jogabilidade fosse pelo menos razoável o jogo até poderia ser considerado bom mas infelizmente não dá.

Sei que são poucas pessoas no mundo que realmente gostam do jogo e que a grande maioria detesta ou odeia do fundo do coração Megaman Soccer, mas entendo aqueles que gostam, pois uns anos atrás fizemos um campeonato desse jogo e mesmo com toda a limitação eu consegui me divertir jogando, pois o foco é a estratégia e saber quais personagens usar e o momento certo de usar os especiais, claro que conhecer os macetes para fazer gol também ajuda pois sem macete é quase impossível fazer gol, então o jogo tem a sua competitividade, mas assim como eu entendo quem gosta eu entendo muito bem quem deteste.
Agora o momento mais esperado, a avaliação SnesTalgia.

Considerações Finais
Prós: Gráficos e ideia até que foi boa.
Contras: Ferraram com uma ideia boa, e ferraram mais ainda a jogabilidade.


pros cons snestalgia1000px-Capcom_logo_icon.svgonclusão: Megaman Soccer não se encaixa entre os melhores jogos de Super Nintendo, os fãs mais fervorosos do azulão podem arriscar uma jogatina, pra quem sabe ver como são os especiais do jogo, mas dificilmente vão gostar de algo a nota final para esse jogo é 4,5 por isso ele não recebe o selo de qualidade SnesTalgia, e ai que nota vocês dariam para esse jogo?
Fontes: Sprites.Inc e GameFaq
Créditos:
 Autor Juan A. Dias
Revisão: Sonaje

Ajude o autor e curta essa postagem clicando em um ou mais dos botões de redes sociais abaixo e se possível se inscreva no nosso canal do Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

*Se gostou do post comente, sua opinião é muito importante.
*Comentários com links ou palavrões serão excluídos.

 

Seguidores