Ads 468x60px

Link list 2

13 de setembro de 2012

15

Censura de Jogos no Brasil



 


Ola "Snestalgicos" de plantão, recentemente surgiu uma nova lei no mundo dos games que se refere à censura de alguns jogos, ou seja, agora existem jogos proibidos pra menores de 18 anos.
Isto rendeu uma grande polêmica entre os mais viciados em jogos eletrônicos de todo Brasil, desde viçados com 6 anos de idade ou até para “velhos barbados” dos jogos.
"Proibido para você nenem"

A questão é. Quem deveria dizer se certo jogo é adequado ou não para menores de idade?
Muitos vão dizer que isto deve vim do berço ou que o governo está certo em tomar essa decisão.



O Grande problema

O problema é que os fabricantes dos jogos ainda não estão acostumados com este tipo de coisa, e estão confusos sobre qual indicação colocar em certos títulos, e pior existe uma espécie de comitê para dizer se a censura escolhida pelo fabricante esta de acordo ou não, sendo assim as produtoras dos jogos estão tendo dificuldades de anunciar a data correta de seus lançamentos devida essa nova burocracia.
'Entenda Melhor a Classificação"

A censura!
As censuras serão as seguintes: 
"Outras Siglas "

Ainda Existe a clasificação ER que siginifica que é especialmente recomendado para crianças e adolecentes, mas esta sigla já não esta sendo mais usada.
E as empresas que não colocarem os selos indicativos nos seus jogos, devem
pagar multas de 6 a 20 salários.
                                          
Claro que nenhum fabricante de jogos gostaria de “taxar” seus jogos com alguns desses selos, a não ser que fosse o selo de classificação livre, pois qualquer outro selo significaria público restrito que é igual à queda de vendas.

Um dos motivos

Na Noruega muitos jogos foram banidos do país por incentivar a violência, devido a um caso de um “Psicopata muito Doido” chamado Anders Behring Breivik, que disse à Justiça que usou jogos de computador para preparar seus ataques de 2011, depois de passar quase um ano inteiro isolado da sociedade para dedicar horas treinando seus planos macabros em alguns jogos.

"Anders deveria ser Virgem"
 Breivik, julgado pela morte de 77 pessoas em 22 de julho de 2011, disse que passou "muito tempo" jogando Modern Warfare, jogo de tiro em primeira pessoa, também dedicou quase um ano a World of Warcraft, jogo de guerra com mais de 10 milhões de participantes online.
"Eu realmente não gosto desses jogos, mas é bom se você quer simulação para propósitos de treinamento", disse Breivik, que sorriu ao descrever o sistema de mira de Modern Warfare.

"O jogo que inspira a matar"

Breivik matou oito pessoas com um carro-bomba no centro de Oslo, e depois assassinou a tiros outras 69 - sendo a maioria jovens - em um acampamento do Partido Trabalhista na Ilha de Utoya.
Ele admitiu os assassinatos, mas declarou ser inocente e ter agido em legítima defesa, já que para ele as vítimas eram traidores que ameaçavam a pureza étnica norueguesa ao apoiarem a imigração e o multiculturalismo.

17 horas de jogo

Breivik disse que no Réveillon de 2010 para 2011 passou 17 horas seguidas jogando Modern Warfare, e acrescentou que jogos desse tipo serviam para simular a reação policial ao atentado e a melhor estratégia de fuga.

"Breivik metendo bala"


No Brasil

Em 1999, Mateus da Costa Meira, então estudante de Medicina, abriu fogo contra a plateia de um shopping em São Paulo.
Na época do assassinato no shopping, o caso causou muita polêmica sobre a influência de filmes e jogos violentos sobre os jovens. O game Duke Nukem chegou a ser proibido – um dos preferidos de Mateus, o jogo tinha cenário e ações semelhantes aos do assassinato.

Duke Nuken é o Jogo
No mundo

Nem todos os países usam esse método de classificação de jogos, na verdade são bem poucos, e cada um tem um órgão regulamentador especifico para cada região confira:

"Países e suas Classificações"

"Visão Global da Classificação"


A censura hoje



Muitos jogos já foram avaliados pelo Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação confiram alguns desses títulos:


TOY STORY 3 (Playstation Portátil): Livre

MINECRAFT (Xbox 360/Computador PC): Livre

MAGIC: THE GATHERING - DUELS OF THE PLANESWALKERS (Xbox 360/Computador PC): Livre

SHOW DO CRISTÃO (Computador PC): Livre

QUANTUM CONUNDRUM (Xbox 360/Playstation 3/Computador PC): Livre

SONIC 4: EPISODE II (Xbox 360/Playstation 3/Computador PC/Telefone Celular/iPod / iPhone): Livre

RIDGE RACER UNBOUNDED (Xbox 360/Playstation 3/Computador PC): Livre

VIRTUA TENNIS 4 (Playstation Vita): Livre


GOLDEN AXE (Xbox 360/Playstation 3): 10 anos, por ter violência.

BLADES OF TIME (Playstation 3): 12 anos, por ter violência.

STREETS OF RAGE 3 (Xbox 360/Playstation 3): 12 anos, por ter violência.

BLADES OF TIME (Xbox 360): 12 anos, por ter violência.

PIRATES OF THE CARIBBEAN: AT WORLD’S END (Playstation 3): 12 anos, por ter violência.

BIRDS OF STEEL (Xbox 360): 12 anos, por ter violência.

BIRDS OF STEEL (Playstation 3): 12 anos, por ter conteúdo sexual e violência.


BLOODFORGE (Xbox 360/Computador PC): 18 anos, por ter violência extrema.

MAX PAYNE 3 (Xbox 360/Playstation 3/Computador PC): 18 anos, por ter drogas, sexo e violência extrema.

GRAND THEFT AUTO III MOBILE (telefone celular): 18 anos, por ter atos criminosos e violência.

THE WITCHER 2 ASSASSINS OF KINGS ENCHANCED (Xbox 360/Computador PC): 18 anos, por ter conteúdo sexual, drogas lícitas e violência.

Conclusão:

Não concordo muito com este tipo de censura, pois na minha infância joguei muitos jogos que hoje em dia teriam o selo de proibido para menores e nem por isso me tornei um “Serial Killer” tudo bem que uns tem a mente mais fraca que os outros mas não podemos nos basear em caso isolados.

"Assim seria até mais Legal ^^"

E você concorda com a nova lei?

Este artigo tem o selo de qualidade Snestalgia!  




SNES forever nos anais da história. By:
Juan A. Dias

15 comentários:

  1. Nossa, parabéns pelo artigo ficou show de bola, eu concordo com os selos indicativos, porque soh assim as mães que nao entendem muito de jogos podem saber qual jogo é mais apropriado para comprar para seu filho.

    ResponderExcluir
  2. Já debatí muito sobre esse assunto, que de fato é uma besteira. Vão censurar os filmes e as baixarias de novelas? Não, né... videogame é apenas mais um meio de entrerterimento.
    Muito boa a post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deviam censurar BBB ou as Novelas que passam hoje em dia ¬¬

      Excluir
    2. Bom censura vídeo game eu acho que não adianta muito ,pois para isso existe camelôs e a internet então acho que isso dificulta mais não totalmente. Esse negocio de censura é uma coisa muito complicada ,mas é claro que não acho certo crianças jogarem certo tipo de jogos ,pois exemplo uma cena forte para uma criança poderá mudar a vida dela completamente. Então acho que isso é para defende as crianças de terem um trauma ,porem como sempre tem porem sempre vai existir crianças que são mais preparada para ver uma cena violenta e não virá sociopata e outros problemas psicológicos. Então eu acho que essa censura pode ser até certo ,porem tem crianças e adolescentes que já estão preparado para ver uma cena forte e não ter trauma e tem outros que podem ver algo forte e ter trauma. É assunto muito "espada de dois gomos".

      Excluir
  3. É apenas um sistema de classificação indicativa...Não existe mistérios..

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que faz sentido ter classificação, eu pelo menos não gostaria que meu filho jogasse qualquer video game

    ResponderExcluir
  5. a violência já nasce com a pessoa e não por causa de um jogo de videogame ou computador, então não faz sentido isso, mas também não vai fazer diferença têm muita criança que joga gta, que é um jogo bem violento e um grande sucesso.

    ResponderExcluir
  6. Acho que deveria ter uma classificação para certo tipo de jogo , mas claro que os bem pesados mesmo ...

    ResponderExcluir
  7. É A CENSURA PETISTA MANDANDO NESSE PAIS DOS ALOPRADOS EM BRASILIA COM TANTA COISA PARA SE PREOCUPAR ELES QUEREM CENSURAR JOGOS PORQUE ELES NÃO VÃO SE PREOCUPAR COM A PENA DE MORTE NESSE PAIS DO QUE CENSURAR JOGOS DE NOSSOS JOVENS CADA DIA EU FICO EMBUCETADO COM ESSE PAIS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente nosso Brasil ta de brincadeira com a gente.
      Adorei o comentário ^^

      Excluir
  8. Inicialmente, nao se trata de censura, visto que censura eh total proibiçao; o q essa medida faz eh mais uma questao de informaçao aos consumidores, visto q tbm nao existe uma limitaçao qto as vendas desses jogos. Um adulto/pai/mae/responsavel pode muito bem comprar um jogo considerado pra maior de 18 anos para o seu filho menor de idade; o q acontece eh algo semelhante as emissoras q sao obrigadas a informar se o programa eh adequado pra X idade. Todas as vezes q se começa um programa - inclusive a novela - aparece um quadro e uma voz informando q ele eh, ou nao, adequado pra certa idade, agora, se os pais permitem q seus filhos vejam, jah eh um problema deles, pois as emissoras estao cumprindo com a lei.
    Enfim, acho uma otima ideia colocar algum forma de classificaçao do conteudo relacionando um tema adequado pra cada idade, como ocorre nos programas das emissoras, deixando a criterio dos responsáveis em permitir q as crianças e adolescentes tenham acesso ao conteudo. O unico problema nessa classificaçao, talvez seja a falta de objetividade na decisao da comissao e de uma melhor informaçao tanto as empresas de jogos qto aos consumidores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu comentário, sim você está certa no que disse, mas existem muitos jogos que são proibidos e outros que antigamente eram proibidos em nosso país mas muita gente nem sabe disso e continuam jogando...

      Excluir
  9. A burocracia no Brasil brinca com os brasileiros em todos os setores. Até na área de jogos está atrapalhando, aí já é demais !

    Muito bom seu blog, indico o blog do Empreendedorismo para quem gosta do tema: http://www.blogempreendedorismo.blogspot.com.br

    O Blog está bem legal, Sucesso !

    ResponderExcluir
  10. Ótimo texto! Classificação etária é útil para os pais que não estão por dentro do que rola nos jogos controlar o que seus filhos jogam. Mas esse sistema não é perfeito. Sempre cito o jogo Naught Bear que é classificado como T e não ter uma gota de sangue, eu achei mais violento e subversivo do que GTA!

    Mas classificação é uma coisa, censura é outra, nisso sim temos que ficar esperto. Principalmente quando algum retardado faz merda por aí e a mídia, ao invés de jogar a culpa na sociedade, prefere culpar os games.

    ResponderExcluir
  11. Super Nintendo e nostalgia tudo em um só lugar, vamos reviver juntos os grandes clássicos do passado com muito humor e nostalgia, ... isupernintendo.blogspot.de

    ResponderExcluir

*Se gostou do post comente, sua opinião é muito importante.
*Comentários com links ou palavrões serão excluídos.

 

Seguidores