Ads 468x60px

Link list 2

10 de outubro de 2014

2

Aprenda a desenhar (ou não) #1 - Mario


E aê pessoal beleza o/

Você tem vontade de desenhar mas nunca conseguiu? 

Você gostaria de aprender a fazer alguns desenhos de personagens famosos de games?

Saiba que agora você vai conseguir (ou não)...... kkkkkkkkkkkkkkk

Em todo caso clica aê no CONTINUE LENDO e confira como...

Desenhar não é algo tão difícil mas requer paciência e força de vontade. Com um passo a passo as coisas ficam um pouco mais fáceis mas ainda assim dependemos de nossa habilidade pra fazer com que algo saia do jeito que desejamos. Nesse post eu vou tentar ensinar a vocês como desenhar o Mario (sim aquele bigodudo que parece o Baixinho da Kaiser) desde o esboço até o desenho final olhando uma imagem do encanador que eu peguei na internet. Mas antes de começar queria deixar uma informação bem clara. EU NÃO SOU PROFISSIONAL!! Então vou tentar descrever da maneira mais precisa como eu faço pra desenhar e deixar as imagens do processo.

Antes de continuar vou lhes mostrar a imagem original que vai servir de referência. Tenha ela sempre ao alcance dos olhos pois você irá olhar pra ela pra desenhar o mais parecido possível. Se possível salve uma cópia no seu PC ou onde você for olhar ela pra facilitar.

It's Me! Mario!!

MATERIAIS NECESSÁRIOS

Não sou profissional lembra? Então não vou falar pra você comprar lápis de diversos tipos ou canetas nanquim nem nada disso, apesar de que se você tiver materiais desse tipo sinta-se a vontade pra usá-los pois isso só vai melhorar a qualidade do desenho no papel.
Existem duas formas básicas de desenhar que eu uso. Uma é no papel com lápis e caneta e a outra é no tablet com software pra desenho e uma caneta, mas também seria possível fazer no PC com programas de desenho mas caso você não tenha uma mesa digitalizadora vai ter de fazer no mouse e isso é consideravelmente difícil, mas nada lhe impede de tentar se você tiver habilidade pra isso. Então vamos dividir os requisitos por maneira de desenhar.

Desenhando no Papel:

  • Umas 5 ou mais folhas de papel sulfite, ou de sua preferência. Pode usar o caderno de desenho ou quadriculado ou o que preferir desde que tenha folhas que dê pra desenhar tá beleza.
  • Lápis de escrever (Nº2) e borracha pra apagar, mas tome cuidado com a borracha senão ela vai borrar e rasgar a folha então use uma boa borracha.
  • Uma prancheta para prender as folhas juntas.
Desenhando no Tablet:
  • Uma caneta, se não tem uma você pode adquirir facilmente em lojas online ou no comércio informal por uns R$10,00 ou até menos. Se tiver um Galaxy Note tudo fica mais fácil.
  • Um software de desenho livre que tenha suporte a camadas pra ter uma imagem mais limpa. Eu recomendo o Autodesk Sketchbook que tem versões pra Android e iOS. (Faça o download da versão pra Android clicando NESSE LINK e da versão pra iOS clicando NESSE LINK).
  • Bateria carregada porque se a bateria acabar durante o desenho vai ser chato não é? kkkkkk
NOTA: Este post é destinado a ensinar como desenhar e não como usar os softwares pra desenho digital então tenha certeza de tentar aprender a usá-los antes de fazer qualquer coisa. Não seremos responsáveis por quaisquer problemas que você tenha no seu equipamento por mal uso das ferramentas indicadas acima.

COMEÇANDO O SEU DESENHO (O ESBOÇO INICIAL)

Assumindo que você já preparou todos os recursos necessários pra desenhar vamos então começar fazendo o esboço inicial que vai ajudar a definir proporções e facilitar a formar a posição básica do personagem. Então posicione a folha/tablet na posição retrato (vertical) e faça um círculo como mostra a imagem abaixo.
Um Círculo bem torto mas vai servir pra começar

Agora desenhe um círculo menor um pouca a diagonal desse primeiro pra dessa forma definir uma proporção básica pra cabeça do Mario. Veja na imagem abaixo como fazer.
Mais um círculo torto....

Em seguida faça mais dois círculos como na imagem abaixo e com isso vamos deifinir o esboço para o que vai ser uma cabeça.
A essas alturas você está se perguntando como um amontoado de bolas vai ser o Mario...
Estou certo? kkkkkkkkkk

NOTA: Desenhe as formas a mão, sem a ajuda de ferramentas de formas como as que vemos em programas de desenho digital, não é necessário perfeição aqui.

Continuando vamos fazer uma forma oval grande que servirá basicamente pra delimitar o tronco do bigode... Veja na imagem como você deve fazer.
Um tronco redondo afinal o Mario é bem gordinho kkkkkkk

No próximo passo vamos fazer dois retângulos com dois círculos nas pontas pra servirem de esboço dos braços. Veja na imagem abaixo a posição deles.
Esses braços parecem mais os de um Bomberman

Agora pra fazer as pernas e concluir o esboço original vamos fazer uns cilíndros e formas ovais que vão dar uma base pra fazer as pernas e pés mais pra frente. Veja só como ficou o primeiro esboço na imagem abaixo.
Tá parecendo rabisco de criança mas vai ser um Mario em breve...

Parece um rabisco de criança não é? Nem dá pra imaginar isso como sendo um desenho, mas saiba que muitos artistas fazem isso antes de começar qualquer desenho, isso facilita no processo pois ajuda a definir parte das proporções iniciais.
Agora você concluiu o esboço inicial e chegou a hora de começar a esboçar um corpo com formas mais definidas. Vamos então a próxima etapa.

DEFININDO UM CORPO (BAIXINHO E GORDINHO)

Se você estiver desenhando com papel pegue uma folha em branco e coloque por cima e veja se o esboço aparece, se não, reforce os traços e coloque a folha novamente até conseguir vê-los mais claramente. Se sim prepare-se pra continuar...
Se está desenhando no tablet crie uma nova camada acima desta que você desenhou e na desenhada reduza a opacidade pra 50% pra dar a impressão de que você colocou uma folha por cima da outra e na nova camada vamos prosseguir.

Agora que você se preparou pra continuar vamos começar a dar forma de corpo pra coisa. Como na imagem abaixo traçe de forma a criar uma cabeça e nesta faça um traço que defina mais ou menos o meio do rosto e outros dois pra delimitar a área onde serão feitos os olhos do personagem... Ah lembra daqueles dois círculos menores que você fez? Eles servem pra destacar o nariz e orelha do Mario. Veja bem na imagem o que você vai fazer.
Começando a fazer a cabeça e dando destaque ao nariz grande do Mario

Agora vamos começar a definir o tronco, braços e mãos. Preste um pouco de atenção à perspectiva e evite desta vez que os traços que ficam por trás passem por cima dos outros. Veja na imagem abaixo como deve ficar.
Dando uma definida no físico atlético do Mario

E pra finalizar com essa parte vamos fazer o que falta da cintura pra baixo. Desta vez vamos ter menos dificuldade já que as formas usadas no esboço anterior são bem próximas do que você vai fazer agora. Confira como é na imagem abaixo.
Agora parece um boneco de pano velho... sem detalhe nenum kkkkk

Agora você pode se livrar do primeiro esboço e ficar somente com este que você fez agora, então se estiver no Papel remova a folha de baixo e se for no tablet exclua a camada. E você terá apenas a imagem que segue abaixo.
Sobrando isso prepare-se pra prosseguir com o desenho...

ESBOÇANDO O MARIO (ESTAMOS QUASE LÁ)

Antes de continuarmos notem que eu tenho usado uma cor diferente pra desenhar em cada camada, isso é pra demonstrar de maneira mais fácil pra vocês o processo mas não é obrigatório caso você esteja fazendo no tablet. Ah e eu espero que você não tenha se esquecido da imagem original no início do post porque agora é que vamos mais olhar nela pois vamos começar a esboçar mesmo os detalhes do Mario. Então assim como na etapa anterior pegue uma nova folha ou crie uma nova camada e vamos continuar.

Agora chegou a hora de começar a esboçar as formas específicas do Mario. Vamos fazer primeiro a cabeça dele. Normalmente começamos a desenhar pelos olhos mas aqui eu recomendo começar pelo nariz já que seu tamanho avantajado cobre parte do olho esquerdo do Mario. Depois vá esboçando os olhos e sombancelhas, em seguida faça o bigode e a boca e depois a parte de baixo da cabeça até a orelha e por fim o chapéu. e assim você vai ter esboçado a cabeça dele. Veja na imagem abaixo como fica.
Agora começamos a enxergar um Mario no meio de tudo isso....

Agora vamos continuar com o tronco, braços e mãos... desenhe os detalhes de onde será o macacão e também os botões do mesmo. Em seguida vá definindo os detalhes das mãos separando os dedos. Segue a imagem de como você deve tentar fazer.
Dando mais um passo no projeto vemos o corpo tomando forma....

Agora vamos terminar esse esboço fazendo as pernas e sapatos. Note que as divisões do esboço de baixo não são todas aproveitadas já que o macacão azul usado pelo bigode é uma peça única. Ao terminar essa parte você deve ter feito algo como na imagem abaixo.
Já estamos acabando e o Mario vai ganhando forma...

Pronto podemos nos livrar da folha/camada de baixo e ficar como na imagem somente com o esboço do Mario que vai nos ajudar a fazer o desenho final.
Quando você se livrar da folha/camada de baixo e ficar assim vamos prosseguir...

DESENHO FINAL

Foi uma longa caminhada até aqui e realmente não dá pra fazer um bom desenho sem perder um bom tempo....mas agora chegou o momento de começar a fazer o desenho final o que vai ser o que você vai mostrar pra todo mundo e dizer "Olha! Eu fiz um desenho do Mario!!". Prepare a próxima folha/camada e desta vez use um lápis ou pincél no programa de edição bem fino e preciso e faça traços sem rabiscar muito desta vez pra evitar errar e ter de apagar muito.

Comece desenhando o nariz (assim como no esboço) e depois olhos, sombancelhas, bigode e boca mas desta vez olhe na imagem original pra acrescentar os detalhes que não estavam presentes no esboço. Veja a imagem abaixo...
Estamos providenciando o rosto aqui.... agora vemos finalmente um desenho saindo...

Continuando vamos adicionar os detalhes do rosto, orelhas, costeletas e o chapéu (caprixa no M do chapéu). Fique de olho aos detalhes da imagem original e tente reporduzir o mais fiel possível estes pequenos detalhes. Veja só a cabeça desenhada na imagem abaixo.
Agora sim temos o rosto do Mario....

Agora vamos cuidar de fazer os braços e mãos... pra desenhar os braços não vamos ter trabalho já que o mario não tem detalhe nenhum nessa parte. Vamos então cuidar de desenhar as mãos dando um ligeiro cuidado de arredondar o esboço anterior e adicionar os detalhe básicos da luva. Veja só a imagem abaixo e tente fazer igual...
Braços surgindo com detalhes das luvas... estamos indo bem...

Vamos passando pro próximo passo que é desenhar o macacão dele... veja na imagem abaixo que o esboço sempre serve de base pro desenho.
Macacão tomando forma com as costuras... mas é algo opcional...
Se quiser deixar sem elas sinta-se a vontade...

NOTA: Se não quiser não precisa desenhar todos os detalhes das costuras no macacão como eu fiz... embora pareça mais legal assim pode dar trabalho extra pra quem está aprendendo então fica a sua escolha fazer ou não.

Vamos em frente e fazer as pernas dele.... comece fazendo a perna que está levantada acrescentando os detalhes básicos da roupa e se optou por fazer, os detalhes da costura. Veja na imagem.
Uma perna...

E agora vamos desenhar a outra perna afinal estamos desenhando o Mario e não um saci....
... e a outra perna.

Poxa falta tão pouco.... só temos que desenhar os sapatos pra terminar com o desenho... faça de acordo com a imagem original dando o formato arredondado e acrescentando os detalhes da sola que são vistos na mesma. Olha na imagem abaixo como ficará as coisas aproximadamente.
Tá praticamente pronto basta se livrar da folha/camada de baixo.

Agora retire a folha/camada de baixo e finalmente seu desenho está pronto!! Se você seguiu os passos com calma seu desenho deve ter ficado incrível. Veja na imagem abaixo como o meu ficou....
Here we go!! Yahooo!!!!

Bom com isso você desenhou (ou não) o Mario agora é só colorir... mas isso fica a seu critério de como fazê-lo. Afinal existem mais maneiras de colorir do que de desenhar por assim dizer.

VAMOS FAZER ALGO LEGAL?

Se você conseguiu desenhar faça o seguinte.
Compartilhe com o SnesTalgia nas redes sociais o seu desenho. (Estamos no Facebook, Twitter e Google+).
Se for no papel tire uma foto e se for no tablet compartilhe o arquivo. Mas lembre-se de dizer como foi pra você fazer, se foi fácil ou difícl....
As 10 primeiras enviadas podem ganhar um post especial aqui no blog mostrando o trabalho de vocês.
Conto com vocês pra mostrar o bom trabalho o/

CONCLUINDO

Tudo o que eu fiz pra esse desenho serve diretamente pra fazer outros personagens, esboçar antes é muito importante e diminui muito das dificuldades de se fazer um desenho mais preciso e próximo do original... e a mesma técnica pode ser aplicada a um desenho seu que você criou.... tudo o que você tem que fazer é uasr a sua criatividade.
Eu me despeço por aqui e dizendo que teremos mais uma "aula" em breve com um novo personagem kkkkkkkkkkkkkkkk

Até a próxima então o/
Esse post tem o selo de qualidade SnesTalgia =D

Ajude o autor e curta essa postagem clicando em um ou mais dos botões de redes sociais abaixo e se possível se inscreva no nosso canal do Youtube.

2 comentários:

  1. Como sempre o Soterio sempre mandando bem nos desenhos. Depois dessa, o pessoal que não sabe desenhar muito bem, vai saber fazer o Mario tranquilo.
    Lembrando que essa é a base para qualquer desenho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Carlos. O mais importante é ter força de vontade. Quanto mais o pessoal tentar mais prática eles vão ganhar e mais legal vão ficar os desenhos que eles fizerem.

      Excluir

*Se gostou do post comente, sua opinião é muito importante.
*Comentários com links ou palavrões serão excluídos.

 

Seguidores