Ads 468x60px

Link list 2

5 de novembro de 2014

3

Aprenda a Desenhar (ou não) #3 - Sonic


E aê pessoal beleza o/

Seguinte. Já é nossa terceira aula e está na hora de deixar os encanadores de lado um pouco e partir pra um personagem de outra franquia certo? Então vamos deixar os links das aulas anteriores aqui e partir logo pra desenhar.

Lista de posts do Aprenda a desenhar (ou não):

Mario (#1): CLIQUE AQUI
Luigi (#2): CLIQUE AQUI

E pra conferir esta edição clique em CONTINUE LENDO e bom desenho.

Como padrão vamos repetir algumas coisas pra quem está chegando agora... Se você já conhece o processo pode pular esta parte do texto mas se for sua primeira vez leia com calma tudo pra não ficar confuso OK?

Pra começar vou repetir que EU NÃO SOU PROFISSIONAL!! Tudo o que eu tenho mostrado é como eu me viro pra fazer um desenho e espero que isso ajude você a desenhar também. Existem duas maneiras que eu uso pra desenhar sendo uma o Tablet com software pra desenho digital e a outra no bom e velho papel com uso de lápis, borracha e caneta. Abaixo vou mostrar o que você precisa ter pra desenhar.

Desenhando no papel você vai precisar de:
  • 4 ou 5 folhas de papel, pode ser sulfite ou qualquer folha que você tenha desde que dê pra desenhar nelas. Você também pode usar seu caderno de desenho ou até um caderno normal.
  • Lápis de escrever (bem apontado de preferência) e borracha. Mas fique de olho na sua borracha, use uma de qualidade pra quando você for apagar algo que tenha errado não borre seu desenho ou rasgue a folha.
  • Uma prancheta pra prender as folhas todas juntas e evitar que elas se mexam e você erre. Se você estiver desenhando no caderno desconsidere esta.
Desenhando no tablet você vai precisar de:
  • Uma caneta pra telas capacitivas. Você pode conseguir uma por R$10,00 ou até menos no Mercado Livre ou no comércio informal. Mas se você tiver um Galaxy Note da Samsung vai ser ainda mais fácil.
  • Software pra desenho digital. Minha recomendação é o Autodesk Sketchbook que oferece uma boa gama de recursos pra se fazer uma boa arte digital. Ele está disponível pra Android e iOS e você pode fazer o download da versão de Android clicando NESSE LINK ou da versão de iOS clicando NESSE LINK
  • Carregue sua bateria ao máximo pra evitar que ela acabe durante o processo e você perca seu trabalho.
NOTA: O intuito deste post é o de ensinar a desenhar. Se você optou por fazer desenho digital certifique-se de aprender a usar as ferramentas de edição bem como o software que você vai usar. Não seremos responsáveis por quaisquer problemas que você tenha em seu equipamento pelo uso inadequado do mesmo ou do software indicado acima.

Dito tudo isso deixo abaixo a imagem original que eu usei de inspiração. Guarde uma cópia pra uso durante as etapas finais pra que você possa ver cuidadosamente os detalhes e desenhar.

Esse vai ser fácil de desenhar.


FAZENDO O ESBOÇO

Chegou a hora de começarmos a desenhar... assumindo que você já preparou todo o material necessário, pegue sua folha/tablet e coloque na posição de retrato (vertical). Agora pra iniciar vamos como nas aulas anteriores fazer o esboço inicial que vai definir algumas dimensões pra nossa imagem.
Começando então faça um círculo na posição mostrada na imagem abaixo. Esse único círculo vai definir o espaço pra fazermos a cabeça do Sonic.
Como sempre um círculo começa tudo

No passo seguinte vamos fazer o que vai ser o tronco do personagem fazendo uma forma oval um pouco abaixo da cabeça.
Isso será cabeça e tronco em breve

Mario e Luigi eram seres humanos mas o Sonic é um animal com corpo ligeiramente humanizado e o estilo de arte usado pelo artista original traz como destaque notável as mãos e pés bem maiores que o habitual com braços e pernas finas. Então como vamos fazer os braços temos que esboçar seguindo o estilo do artista. Aqui você deve fazer inicialmente os braços e depois as mãos. Note que a mão direita está lhe dando um joinha, então faça um pequeno círculo pra representar o polegar do ouriço. Veja na imagem abaixo como fazer o esboço.
Parece até estranho ver mãos tão grandes mas quando o desenho termina fica tudo tão natural

Seguindo a mesma lógica dos braços vamos fazer as pernas e pés do Sonic. Então faça as pernas finas e os sapatos bem maiores.
Esboço pronto...

Viu só? Assim como o Sonic é rápido esta etapa também foi e já nesta fase do desenho temos uma percepção bem maior do formato dele. Enfim vamos nos preparar pra segunda fase.

DEFININDO O CORPO

Agora vamos prosseguir pra fazer um corpo mas definido, mas antes vamos preparar o material pro passo seguinte. Se você está fazendo o desenho no papel pegue uma folha nova e coloque por cima desta que você fez. Se você conseguir ver o que tem por baixo prenda as duas e se não conseguir enxergar reforce os traços do esboço e coloque a folha em branco novamente por cima. Agora se você está desenhando no tablet crie uma nova camada por cima da que você fêz o esboço e reduza a opacidade do esboço pra 50% que assim você vai ter um efeito semelhante ao de colocar uma folha por cima da outra.
Bom... agora vamos prosseguir mesmo, fazendo a cabeça vamos fazer da mesma forma que nas aulas anteriores. Trace o contorno da cabeça e em seguida faça aquele traço que representa o meio do rosto e depois disso faça dois traços pra representar o espaço ocupado pelos olhos do personagem. Veja abaixo como deve ser feito.
Ainda não parece o Sonic eu sei....

Agora como vamos entrando nas questões de profundidade vamos fazer primeiro o braço esquerdo. Faça os contornos dos braços sem problemas, mas na mão agora faça de forma a representar a dobra dos dedos.
Atenção básica pra dobrar a mão apenas...

Pra fazer o tronco do Sonic vai ser fácil. Apenas veja na imagem abaixo que o único real diferencial é a divisão que representa a cintura do ouriço.

Olhando assim dá a impressão de que o Sonic tá meio gordinho kkkkk

Agora vamos fazer o braço estendido. Veja que também não temos muito o que destacar aqui. Apenas respeite a perspectiva do desenho.
Aqui é fácil...

Pra fazer as pernas e pés comece pelo esquerdo que está na frente do desenho e em seguida faça o direito e teremos concluído esta parte, mas desta vez temos mais dois pequenos detalhes pra fazer pra finalizar esta fase do desenho.
Fico imaginando o Sonic descalço.......

Temos que destacar as orelhas dele então veja na imagem a posição e desenhe duas pequenas saliências representando onde serão as orelhas dele.
Se quiser parar o desenho aqui e fazer um gato é só acrescentar o rabo kkkkkk

E por fim vamos delimitar o espaço dos espinhos que fazem parte da cabeça dele. Desenhe como na imagem abaixo um espaço pra representar isso.
Agora tá parecendo um gato com cabelo kkkkkkk

Agora livre-se da folha/camada de baixo e você vai ficar com isso como resultado.

Nosso boneco de pano com orelhas de gato e cabelo está pronto kkkkk

ESBOÇANDO OS DETALHES DO OURIÇO

Agora chegou aquela fase em que vamos fazer os esboços dos detalhes reais do personagem. A partir desta fase olhar a imagem orignial que eu coloquei lá em cima é recomendado pois com ela podemos ter idéia do que estamos fazendo.
Em todo caso prepare uma nova folha/camada e vamos continuar com o desenho já iniciando com o rosto do personagem. Faça o contorno dos olhos e em seguida o nariz e a boca. Veja só na imagem como fica.
Finalmente essa coisa toda tá começando a parecer o Sonic....

Agora vamos terminar de uma vez de fazer a cabeça dele. Faça o contorno do que falta no rosto e depois cuide dos espinhos pra só então terminar nas orelhas.
A cabeça está pronta... falta apenas um corpo hehehehe

Assim como fizemos com o a etapa anterior vamos fazer aqui então o próximo passo é o braço esquerdo. Lembre-se de separar ele do corpo pois ao contrário daquela coisa esticada do Sonic Boom ele não é azul e faça agora alguns detalhes da luva, bem como os de dedos.
Preste atenção agora que você está fazendo as luvas...

Agora vamos fazer o corpo mas vamos aproveitar e fazer também as pernas. Siga com o contorno mas nas pernas pare um pouco antes do final pra deixar o espaço das meias que assim como os tênis são bem grandes.
O corpo é de longe a parte mais fácil de fazer....

Vamos agora fazer o braço direito e algo que eu esqueci de fazer no passo anterior mas pode ser feito agora sem problemas, os espinhos das costas. Veja bem quando for desenhar a mão direita pra fazer os dedos todos cuidadosamente divididos e o polegar também. Pra fazer os espinhos das costas é fácil basta olhar na imagem abaixo e fazer igual.. mesmo sem esboço você vai conseguir.
Aos poucos o mascote da SEGA ganha forma e os espinhos das costas que eu esqueci aparecem kkkkkk

Agora vamos finalizar essa etapa fazendo os pés do Sonic. Como na etapa anterior faça inicialmente o pé esquerdo e depois o direito. Faça as meias e por fim os tênis e somente assim faça a faixa que divide o tênis ao meio.
Pronto terminamos o esboço.

Agora livre-se da folha/camada de baixo e fique apenas com o que aparece na imagem abaixo.

Com isso vamos passar pra etapa final do desenho...

DESENHO FINAL

Enfim chegou o momento de começarmos a fazer o desenho final. Desta vez temos que ser mais precisos e evitar ao máximo errar pra garantir um resultado ainda melhor, também recomendo agora prestar o dobro de atenção na imagem original pra pegar bem os detalhes da mesma e desenhar o mais perfeito possível. Prepare a folha/camada nova e vamos prosseguir.

Começando novamente pelo rosto desenhe os olhos e em seguida nariz e boca mas desta vez acrescente os detalhes com cuidado baseando-se na imagem original.
Desenhar o rosto dele é fácil

Faça agora o restante da cabeça contornando o esboço e acrescentando os detalhes da orelha esquerda e com isso teremos a cabeça do Sonic pronta.
Cabeça pronta... dá até pra fazer algo somente com ela se quiser.

Agora com o braço esquerdo podemos fazer os contornos apenas nos preocupando em arredondar um pouco mais nas luvas pra dar um ar mais natural ao desenho.
Faça os detalhes da mão ligeiramente arredondados pra deixar mais natural...

Vamos fazer o tronco e pernas e desta vez sem se esquecer dos espinhos das costas hehe. Essa talvez seja a parte mais fácil do desenho. Veja só na imagem como não há grandes segredos.
A parte mais fácil de desenhar é essa com certeza...

Agora com o braço direito vamos fazer com calma a mão... esta requer atenção maior por ter mais detalhes.

Tente ao máximo desenhar os dedos todos certinhos... eu sei o quanto é trabalhoso fazer mãos....

Continuando vamos fazer o pé esquerdo. Faça primeiro a meia e em seguida desenhe o tênis mas procure prestar atenção que agora você tem de fazer a divisão da sola e também a ponta que aparece da fivela. Veja bem na imagem original onde ela aparece.
Desenhe o tênis com calma....

E por fim o pé direito e última parte pra desenhar. Siga da mesma forma que com o outro pé, começando pela meia e depois acrescentando os detalhes ao tênis.

Agora sim... é só jogar fora a folha/camada de baixo.

Agora livre-se da folha/camada de baixo e veja só como seu desenho ficou bom. E na imagem veja só o meu.
Tudo isso me deu vontade de jogar Sonic 4 no SNES #sqn kkkkkkkkk

Agora antes de mostrar aos seus amigos capricha na cor pra ficar ainda melhor.

VAMOS FAZER ALGO LEGAL?

Se você fez um bom desenho mande ele pra nós.
Compartilhe o desenho com o SnesTalgia nas redes sociais (Estamos no Facebook, Twitter e Google+).
Se for desenho no papel tire uma foto e se foi no tablet compartilhe o arquivo.
As 10 primeiras imagens podem ganhar um post especial aqui no blog.
Contamos com a participação de todos o/

CONCLUINDO

Como eu tenho dito desde o primeiro post dessa série, essa técnica pode ser aplicada a qualquer desenho que vocês forem fazer basta observer bem que vocês vão conseguir usar os esboços e fazer um desenho muito bom.
Também é importante não desistir... Ninguém faz algo bom de primeira... Isso requer tempo e prática então tente quantas vezes for necessário que você com certeza vai conseguir fazer bons desenhos.
Eu me despeço por aqui desejando sorte e sucesso pra cada um que conseguir desenhar.
Bom desenho e até a próxima aula o/.

Ajude o autor e curta essa postagem clicando em um ou mais dos botões de redes sociais abaixo e se possível se inscreva no nosso canal do Youtube.

3 comentários:

  1. Todos curso aprendo desenho consigo gosta mas eu sou surda aprendi desenho gosta

    ResponderExcluir
  2. Vdd
    Desde que seu irmão mais novo pinte seu desenho e fique horrível e vc tem que fazer outro

    ResponderExcluir

*Se gostou do post comente, sua opinião é muito importante.
*Comentários com links ou palavrões serão excluídos.

 

Seguidores