Ads 468x60px

Link list 2

19 de abril de 2015

0

Aprenda a Desenhar (ou não) #8 - Cham Cham


E aê pessoal beleza o/

Em abril, mais precisamente no dia 19, temos no Brasil o Dia do Índio. E aqui no SnesTalgia não deixamos de aproveitar uma data pra produzir algum conteúdo relacionado.
Então vamos dedicar este post do "Aprenda a Desenhar (ou não)" para um personagem indígena. Mas antes de continuar vamos colocar os links das aulas anteriores pra quem perdeu poder conferir.

Links dos Aprenda a Desenhar (ou não) anteriores:

Mario (#1): Aqui
Luigi (#2): Aqui
Sonic (#3): Aqui
Rockman (#4): Aqui
Roll (#5): Aqui
Link (#6): Aqui
Son Goku (#7): Aqui

E pra conferir esta é só clicar no CONTINUE LENDO e desenhar (ou não)....

Infelizmente não temos personagens indígenas brasileiros em games (pelo menos não que eu conheça ou me lembre) então temos que improvisar com personagens de outro países mesmo. Aí temos as opções famosas como Nightwolf (Morta Kombat) e T-Hawk (Street Fighter) mas eu não gostaria de desenhar esse bando de macho feio (kkkkk) aí jogando Samurai Spirits (Samurai Shodown) eu me lembrei do Tam Tam que de certa forma não deixa de ser um índio. Mas eu já tinha dito que não queria desenhar um macho feio então lembrei que ele tem uma irmã, a Cham Cham e então ela passou a ser o tema da aula de hoje.
Cham Cham teve sua estréia em Samurai Spirits II substituindo seu irmão Tam Tam. Se quiser saber mais sobre a personagem visite a SNK Wikia clicando NESSE LINK.

PREPARANDO PRA DESENHAR

Acho que já sabem né que EU NÃO SOU PROFISSIONAL e vocês vão apenas ver os passos que eu tomei pra fazer o desenho. Depois de tanto tempo acompanhando acho que vocês também já sabem que eu costumo desenhar usando papel e lápis ou o tablet com software de desenho digital. Abaixo vou listar os requisitos mínimos de hardware que são usados pra se fazer um desenho.

Desenhando no papel você vai precisar de:

  • 4 ou 5 folhas de papel que dê pra desenhar. Pode ser de caderno, caderno de desenho, papel quadriculado, folha sulfite de qualquer tamanho ou o que você tiver aí.
  • Lápis de escrever Nº2 é uma boa opção pois ele apaga fácil em caso de erro e por falar em erro uma borracha de qualidade porque não vamos querer borrar tudo ao apagar ou rasgar a folha não é?
  • Apontador daqueles que apontam o lápis sem quebrar a ponta dele porque não existe nada pior que isso.
  • Caso você vá desenhar com folhas soltas use uma prancheta pra prender as mesmas assim elas não ficarão se mexendo e vai facilitar muito o trabalho.
Desenhando no tablet você vai precisar de:
  • Além de um tablet você vai precisar de uma daquelas canetas pra telas touch. Você pode comprar por preços bem em conta tanto na internet quanto no comércio local. Se por um acaso seu tablet já vier com caneta melhor ainda.
  • Software de desenho digital que tenha um bom suporte pra camadas. O que eu uso é o Autodesk Sketchbook que oferece além desse recurso muitos outros de qualidade. O app é gratuito e tem versões pra Android e iOS. Você pode baixar a versão pra Android clicando NESSE LINK e a versão de iOS clicando NESSE LINK.
  • Carregue sua bateria ao máximo antes de começar porque se ela acabar durante o processo pode haver grandes chances de você perder o trabalho não salvo e desenhar com o fio do carregador plugado atrapalha e muito.
NOTA: Certifique-se de aprender a usar os softwares pra desenho digital antes de fazer qualquer coisa. Não seremos responsáveis por quaisquer problemas que você venha a ter em decorrência do mal uso do equipamento bem como do software indicado ou qualquer outro.

Agora sim a imagem original que tem o simples propósito de servir de referência. Ela vai servir pra olhar enquanto desenhamos. Principalmente nas etapas finais do processo.


Por determinação do IBAMA, Paku Paku não pode aparecer na imagem...

ESBOÇANDO O CORPO

Agora que vamos começar o processo e pra isso é bom que você já tenha todo o material em mãos. Então pegue o sua folha/seu tablet e coloque na posição de retrato (vertical).
Se baseando então no que deve ser o meio da folha desenhe dois círculos na posição mostrada na imagem abaixo para que isso sirva para criar a cabeça da personagem.



Nesta edição deste quadro vou resumir bastante as etapas pra fazer logo o desenho. Acredito que todos que nos acompanham desde o Mario da primeira aula já devem ter uma certa prática então....
Continuando vamos logo esboçar pescoço e tronco. Faça então como na imagem abaixo.



Agora os braços... note que a mão esquerda não vai aparecer então nem se dê ao trabalho de querer saber onde ela está.



E por fim as pernas e pés pra finalizar rapidamente esta etapa.



DEFININDO UM CORPO

Agora vamos prosseguir fazendo um corpo mais definido com formas mais precisas. Pra isso vou precisar que você que está desenhando no papel coloque uma folha por cima e veja se os traços do desenho de baixo aparecem, senão reforce os traços e coloque a folha por cima novamente. Agora pra você que desenha no tablet é mais fácil pois é só criar uma camada por cima e reduzir a opacidade da de baixo pra 50% que teremos o efeito de colocar uma folha por cima.

Continuando então vamos ser rápidos e fazer a cabeça bem como as orelhas de gato dela. Veja também que temos linhas indicando a área dos olhos e dividindo a cabeça ao meio para facilitar na simetria do rosto afinal não estamos desenhando o Cerveró kkkkkkkkkkkkkk



Fazendo o pescoço e tronco vamos apenas nos certificar de seguir aquela regra e evitar que os traços se sobreponham pra dar uma forma mais precisa.



Agora na parte dos braços fica fácil seguir o esboço anterior.



E por fim façamos as pernas e o rabo que não estava no esboço anterior mas é a parte fácil de fazer.



Agora remova a folha/camada de baixo e finalize esta etapa com algo parecido com isso.



ESBOÇANDO O PERSONAGEM

Agora vamos nos dedicar a esboçar os detalhes da Cham Cham então já prepare uma nova folha/camada e vamos dar contiuidade ao processo de desenho.

Vamos começar fazendo os olhos, nariz e boca.



Em seguida desenhe o contorno do rosto, parte do pescoço e comece a fazer o cabelo dela, que dá um bom trabalho... parece até um Super Saiyajin 3 kkkkkkkkkkkkkk



Agora faça as orelhas e a parte de cima do cabelo que parece um coqueiro kkkk



Nesta parte faça o pescoço, o vestido e aproveite pra fazer o braço esquerdo.



E em seguida a parte do cabelo que fica atrás do braço esquerdo.



Ao fazer o braço direito tente dar uma boa caprichada nos detalhes da mão/pata pra ficar bem redondinha e após fazê-lo termine com o cabelo.



E pra finalizar aqui desenhe as pernas, pés e o rabo.



Remova a folha/camada de baixo e fique somente com isso.



DESENHO FINAL

Agora vamos caprichar bem porque é esse o desenho final. Tem que ter bastante cuidado e evitar errar se você estiver desenhando no papel porque não vamos querer um desenho todo borrado né?
Bom em todo caso pegue uma nova folha/camada e vamos prosseguir.

Assim como na etapa anterior vamos começar fazendo olhos nariz e boca.



E depois o contorno do rosto e partes do cabelo.



Agora as orelhas e a parte de cima do coqueiro cabelo.



Ao fazer o vestido adicione os detalhes de tecido rasgado e não se esqueça do braço esquerdo.



Faça o cabelo atrás do braço esquerdo...



... e continue fazendo o braço direito e terminando o cabelo.



Agora vamos finalizar desenhando as pernas, pés e rabo.



Remova a folha de baixo e meus parabéns! Você conseguiu desenhar a Cham Cham. Veja abaixo como ficou o meu desenho.



Desta vez não vou destacar como colorir o desenho mas vou mostrar como fiz pra dar uma cor pro meu. Abaixo você vai poder conferir os passos mais básicos e se lhe servir de inspiração ou referência sinta-se a vontade pra fazer algo com o seu desenho.

















COMPARTILHE

Se você fez um desenho legal, nada melhor que mostrar ele pra todo mundo, inclusive pra nós do SnesTalgia.
Tire uma foto ou coloque no scanner o seu desenho no papel e basta apenas compartilhar o seu desenho feito no tablet.
Se quiser nos mostrar é só nos visitar nas redes sociais ou deixar um comentário com link aqui no blog. Estamos no Facebook, Twitter e Google+.

CONCLUSÃO

Se seus desenhos não estão ficando como você queria não desista. Isso é apenas questão de prática e persistência. Ninguém começa desenhando perfeitamente da noite pro dia então lembre-se sempre de praticar... pode ser com uma aula daqui ou de qualquer outro lugar ou do seu jeito mas o importante é praticar e pegar o jeito de fazer as coisas.
E tem mais, não deixe os comentários negativos de gente metida a besta te desanimar. Quem critica ou tem inveja ou é mal amado então passe por cima desse pessoal e continue desenhando do seu jeito.
Um dia você irá poder mostrar que quem te criticou estava errado.

Eu me despeço por aqui e espero realmente que vocês consigam desenhar. Então até a próxima o/.
Ajude o autor e curta essa postagem clicando em um ou mais dos botões de redes sociais abaixo e se possível se inscreva no nosso canal do Youtube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

*Se gostou do post comente, sua opinião é muito importante.
*Comentários com links ou palavrões serão excluídos.

 

Seguidores